Páginas

domingo, 20 de julho de 2014

Aqui, pretendemos  publicar artigos de opinião e ou outro tipo de documentos, directamente relacionados com as questões da cidadania activa, da troca de saberes e da inter ajuda.

CINE PADARIA


O Cine Padaria é uma iniciativa que surge no âmbito cultural do movimento campOvivo para alargar o seu espaço a outros moradores do bairro.


Nesse sentido, constituiu-se um grupo constituído por jovens ligados à Cooperativa da Padaria do Povo e dois elementos do campOvivo, o qual pretende levar a cabo um projecto abrangente de celebração do Cinema e de reforço do sentido de pertença a um território.

Porque este grupo pretende fazer isto acontecer COM as pessoas deste bairro, apostando no poder de agir dos cidadãos, resolveu dar início a este projecto com o Ciclo “Os  filmes das nossas vidas”.

O ciclo foi pensado de maneira a potenciar o envolvimento das pessoas do bairro na programação, divulgação e animação do debate, fazendo eco de backgrounds e experiências de vida diferentes, estimulando o cruzamento e partilha de culturas e vivências.

Assim, em finais de Outubro de 2014, elementos do Cine Padaria começaram a auscultar habitantes de Campo de Ourique - uns mais carismáticos, outros mais anónimos -, pedindo-lhes que falassem sobre 3 filmes que tivessem marcado as suas vidas. Tendo em conta os nossos recursos e as condicionantes na obtenção dos filmes para projecção pública, o grupo selecionará um dos três para fazer  parte da programação do ciclo.

Ao cidadão que fez a escolha será pedido também que coopere na divulgação natural junto dos vizinhos, familiares e amigos e que esteja presente  para assistir às sessões  gratuitas no salão da Padaria do Povo, que se prevêm semanais, ás segundas-feiras - de 26 de Janeiro até ao fim de Abril de 2015, no caso especifico deste ciclo.

A participação numa conversa prévia de 20 minutos, sobre o porquê da preferência daqueles 3 filmes - ou somente sobre o que será projectado - animada pelo próprio ou alguém à sua escolha, fará também parte das sessões.

Outros ciclos e iniciativas ligadas ao cinema se seguirão.

ADIAFA DA POESIA




1. Convidamo-lo a escolher uma poesia escrita por si, ou uma outra de que goste especialmente de um poeta.

2. Entregue na Casa Fernando Pessoa em Campo de Ourique ou envie para o e mail: campovivo19@gmail.com até 21 de Março.

3. A poesia que "ofereceu" será dita por João d'Ávila ou por si, na Casa Fernando Pessoa, no dia 22.

Projectos

De modo muito sucinto, podemos anunciar no dia 19 de Novembro de 2013, que nos parecia viável iniciar quatro projectos que, necessariamente estão muito ligados entre si.
A sua concretização está  em curso com excepçao do 4º. projecto , Cidadania activa. 

1.º O Jardim da Palavra
É, de modo geral, um espaço/tempo onde o campOvivo poderá promover
- Oficinas de troca de saberes
- Espectáculos diversos
- Debates sobre questões da actualidade e de cidadania activa
- Tertúlias temáticas
A ideia é que possamos realizar estes eventos COM as pessoas do bairro, cruzar  culturas, dar voz a quem normalmente não tem espaço para se exprimir.

2º. Vizinhos e companhia
 Combater  a solidão de pessoas de qualquer idade que desejarem um apoio. Ter alguém que os escute e acompanhe, quer em sua casa, desde que o solicitem e ou promover  saídas que lhes alegrem a vida ou lhes sejam utéis; organizar encontros de grupos de interesses com perioricidade regular .

3º. Dar a volta
Criar um  grupo de entreajuda para desempregados que reúnam regularmente, acompanhados por animadores/facilitadores, no sentido quer de procurarem superar as dificuldades pessoais quer de reforço das suas competências  sociais . Não permitir que se sintam excluídos pelo facto de estarem temporariamente inativos no campo laboral, e sem salário.

4.º Cidadania activa
A ideia é promover a conscientização duma visão mais ampla de cidadania, tomando iniciativas que sejam participadas e que promovam a capacitação dos direitos e /ou o seu questionamento. Está já pensado organizar informação de recursos e direitos a vários níveis para disponibilizar aos cidadãos de CO. 
O problema dos transportes no bairro é outro assunto que nos preocupa, dada a reduzida mobilidade que permitem, sobretudo a partir do fim do dia. E outras questões haverá que mobilizem a nossa energia.