Páginas

domingo, 20 de julho de 2014

Projectos

De modo muito sucinto, podemos anunciar no dia 19 de Novembro de 2013, que nos parecia viável iniciar quatro projectos que, necessariamente estão muito ligados entre si.
A sua concretização está  em curso com excepçao do 4º. projecto , Cidadania activa. 

1.º O Jardim da Palavra
É, de modo geral, um espaço/tempo onde o campOvivo poderá promover
- Oficinas de troca de saberes
- Espectáculos diversos
- Debates sobre questões da actualidade e de cidadania activa
- Tertúlias temáticas
A ideia é que possamos realizar estes eventos COM as pessoas do bairro, cruzar  culturas, dar voz a quem normalmente não tem espaço para se exprimir.

2º. Vizinhos e companhia
 Combater  a solidão de pessoas de qualquer idade que desejarem um apoio. Ter alguém que os escute e acompanhe, quer em sua casa, desde que o solicitem e ou promover  saídas que lhes alegrem a vida ou lhes sejam utéis; organizar encontros de grupos de interesses com perioricidade regular .

3º. Dar a volta
Criar um  grupo de entreajuda para desempregados que reúnam regularmente, acompanhados por animadores/facilitadores, no sentido quer de procurarem superar as dificuldades pessoais quer de reforço das suas competências  sociais . Não permitir que se sintam excluídos pelo facto de estarem temporariamente inativos no campo laboral, e sem salário.

4.º Cidadania activa
A ideia é promover a conscientização duma visão mais ampla de cidadania, tomando iniciativas que sejam participadas e que promovam a capacitação dos direitos e /ou o seu questionamento. Está já pensado organizar informação de recursos e direitos a vários níveis para disponibilizar aos cidadãos de CO. 
O problema dos transportes no bairro é outro assunto que nos preocupa, dada a reduzida mobilidade que permitem, sobretudo a partir do fim do dia. E outras questões haverá que mobilizem a nossa energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário